quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Sódio: bom ou ruim?

O sal e o sódio muitas vezes são confundidos, apesar de serem dois nutrientes diferentes. O sal de mesa é composto por dois elementos: sódio e cloreto. O sódio, portanto, é apenas um dos elementos que compõe o sal, representando 40% da sua composição.

O sódio é um mineral que ajuda a controlar o volume de líquidos das células e do sangue, regulando a pressão arterial. Na composição dos alimentos, ele também tem sua importância, influenciando no sabor e na durabilidade. Por isso, é bastante utilizado na indústria de alimentos, colaborando com a conservação deles.

O sódio em excesso é o elemento diretamente relacionado com a hipertensão (pressão arterial elevada) e outros problemas como derrame cerebral, catarata, problemas renais e até mesmo casos de câncer gástrico (estômago). Já o sal em excesso retém líquido, afeta os rins e leva à hipertensão

Segundo o Guia Alimentar do Ministério da Saúde, a recomendação diária de consumo de sódio para um adulto é de, no máximo, 1,7 g, o que equivale a 5 gramas de sal. Isto é suficiente para manter a pressão e o volume sanguíneo dentro dos padrões adequados.

As quantidades de sódio nos alimentos variam. Alguns contêm mais sódio do que outros, mas, nem por isso, é necessário eliminá-los. Como em todos os aspectos da alimentação saudável, o importante é buscar o equilíbrio. Por isso, ao consumir um alimento com maior teor de sódio, é só reduzir a adição de sal na hora de temperar os outros alimentos. O que vale é o total de sódio consumido durante todo o dia.

Como evitar o excesso de sal?

-Nunca ter um saleiro à mesa.

-Não acrescentar sal aos alimentos já prontos.

-Preferir alimentos frescos em vez dos processados.

-Evitar alimentos embutidos (linguiça, salsicha, mortadela, presunto, salame).

-Evitar conservas e enlatados como: picles, azeitona, aspargo, patês e palmito.

-Comer queijo branco ou ricota sem sal é mais saudável do que outros tipos de queijo.

-Evitar salgadinhos para aperitivo com adição de sal (amendoim, batata frita, etc).

-Evitar alimentos que contenham o aditivo glutamato monossódico, utilizado para realçar o sabor dos alimentos.

-Substitutos do sal ou sal diet podem ser indicados para algumas pessoas, mas só devem ser consumidos sob orientação médica ou de nutricionista.

-Além de moderação no uso no sal no preparo dos alimentos, é preciso redobrar os cuidados com os alimentos industrializados. Até mesmo doces, balas, bolos e biscoitos incluem esse tempero. Confira sempre a composição na embalagem e prefira alimentos e temperos naturais.


Obrigada pela dica @tcruzcastro!

Beijos e até o próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário