quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Alimentação contra o CÂNCER!

Alguns estudos indicam que dietas ricas em frutas e vegetais podem ser muito benéficas na prevenção de muitos tipos de câncer. Esses alimentos são ricos em bioflavonóides, fibras e antioxidantes, como o beta-caroteno, a vitamina A, C, E, selênio. São substâncias que podem prevenir ou retardar o aparecimento de alguns tipos de câncer. Isso ocorre por meio de vários mecanismos de proteção.

O licopeno é um carotenóide encontrado por exemplo, no tomate e em seus derivados. É um potente antioxidante. A ingestão deste composto melhora o funcionamento dos linfócitos (células de defesa do corpo).

Sobre as gorduras, muitas pesquisas apontam o excesso deste nutriente como fator de risco para vários tipos de câncer, como de cólon, mama, reto, próstata, pulmão e útero. Alimentos defumados e o excesso de sal, por exemplo, são fatores de risco para câncer de esôfago e estômago.

Salgados defumados, como a calabresa e o bacon, apresentam, ainda, outros riscos. Por serem preparados à base de fumaça, possuem uma substância com alto potencial cancerígeno: o alcatrão, resíduo sólido da fumaça, também presente no cigarro. Pela falta de alerta na embalagem, poucos consumidores são informados que o consumo de defumados pode causar câncer de pulmão, inclusive em pessoas que não fumam.
A obesidade está relacionada com o aparecimento da doença no estômago, na mama e no cólon. Corantes contribuem para o aparecimento de câncer de bexiga.

A ingestão de quantidades elevadas de vitaminas não previne câncer segundo a maioria dos estudos. Portanto, a suplementação de vitaminas e minerais deve acontecer somente em casos específicos, quando não é possível atingir as necessidades pela alimentação.

Com relação à alimentação, uma das maneiras de se prevenir câncer e que é consenso atualmente é: consuma frutas e hortaliças!

Veja a seguir os compostos mais estudados como mecanismo de prevenção de alguns tipos de câncer e suas fontes alimentares:

Beta-caroteno: cenoura, tomate, caqui, manga, abóbora, couve, espinafre, brocólis.
Licopeno: extrato de tomate, molho de tomate, tomate, melancia, goiaba.
Vitamina C: frutas cítricas (laranja, limão, abacaxi, acerola, morango), brócolis, pimentão, couve.
Vitamina E: óleo de girassol, margarina, amêndoa, gérmen de trigo, amendoim.
Isoflavonas: soja e derivados.
Sêlenio: frutos do mar, castanha do Pará, nozes, carnes, ovos, leite e derivados.

A principal inovação como medida de prevenção do câncer, através da alimentação não está em um alimento específico e sim na diversidade, na variedade de alimentos naturais e novas descobertas estão sendo feitas de compostos quimiopreventivos presentes nesses alimentos.

O câncer é uma doença que envolve várias etapas e múltiplos fatores determinantes, sendo difícil afirmar um único método ou medida como preventiva. Mas vale a pena se alimentar bem e tentar prevenir a doença

Veja abaixo algumas dicas:

Consumir 05 ou mais porções de uma variedade de vegetais e frutas por dia;
Evitar o consumo de batata frita e outros produtos vegetais fritos;
•Escolher somente sucos de frutas ou vegetais;
Preferir grãos inteiros em relação aos grãos processados (refinados) e açucarados;
•Ingerir pelo menos 5 copos de água/dia;
Moderar a ingestão de bebidas alcóolicas.
Fonte: CyberDiet; Hospital Português da Bahia

UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL DIMINUI EM ATÉ 70% O RISCO DE CÂNCER!

Obrigada pela dica @LuizaNews

Beijos e até o próximo post!

Um comentário:

  1. Conheça o novo segredo das celebridades!
    .
    Acesse: ‪www.facebook.com/natupower‬ ou ‪www.natupower.com.br‬

    - Testado e aprovado! Só falta você, faça o teste e veja o que pode mudar no seu dia a dia...
    Seja feliz, seja Natupower!
    .
    .
    Conheça o nosso "Super suplemento alimentar", e o nosso "Mega anabolizante natural"

    ResponderExcluir