segunda-feira, 30 de agosto de 2010

AI QUE CALOR!!!

Quando há calor excessivo necessitamos de maior cuidado com a alimentação para nos sentirmos mais dispostos. Com o aumento da temperatura o organismo perde mais água e sais minerais através do suor, tornando mais importante o cuidado com a hidratação.

Beba 2 litros, ou mais, de líquidos diariamente para repor o que é perdido pelo suor, evitando a desidratação. Dê preferência à água, suco de frutas e água de côco. E lembre-se, não exagere nos refrigerantes e na cervejinha, pois além de calóricos, possuem uma baixa capacidade de hidratação.

Consuma alimentos leves, evitando aquele famoso "peso no estômago". Portanto, diminua a quantidade de gordura e frituras em suas preparações, dando preferência a alimentos ricos em carboidratos, como macarrão com molhos leves, cereais, arroz e muita salada. Além disso,
fracione ao máximo as refeições e mantenha intervalos regulares entre elas, evitando longos períodos de jejum.

As frutas são a melhor pedida! Além de apresentarem um alto teor de água, são fontes de vitaminas e minerais, indispensáveis para um bom funcionamento do organismo. Para ficarem ainda mais gostosas e refrescantes, consuma-as bem geladinhas ou na forma de sucos! Mas lembre-se de higienizá-las com cuidado e de consumi-las rapidamente após abertas, preservando, assim os seus nutrientes.


É muito comum, nesta época do ano, ocorrerem intoxicações alimentares, levando à diarréias e conseqüente desidratação. Por isso, o cuidado com a higiene deve ser redobrado. Ao consumir bebidas em lata, lave bem as suas bordas ou use um canudinho (se puder, lave o canudo antes).

O calor aumenta as chances de deterioração dos alimentos. Não consuma maionese de procedência desconhecida, nem água de torneira, e fique atendo a cor e cheiro dos alimentos.

Os sintomas mais comuns da intoxicação são: diarréia, alteração na consistência das fezes, náuseas, vômitos, febre, cefaléias, e até mesmo, desidratação grave.

CAMPEÕES DE CONTAMINAÇÃO:
- Cachorro-quente (salsicha);
- Salgados mantidos em estufas (temperatura inadequada) ou sem estufas;
- Sucos que vem com gelo e canudos.

CONSUMI ALIMENTO CONTAMINADO, E AGORA?
- Beber muita água potável e água de côco para evitar a desidratação.
- Jamais tome remédios para cortar a diarréia e o vômito, pois a comida que fez mal precisa ser eliminada.
-
Soro caseiro para evitar a desidratação.
Fonte: CyberDiet

Beijos e até o próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário