sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Gelatina & Agar-agar

GELATINA

Saborosa, refrescante, hipocalórica, ajuda a combater aquela vontade aguda por doces e guloseimas e ainda, de baixo custo e fácil preparação. Os benefícios dessa delícia são bem maiores do que possam imaginar. Duvidam? Pois então vamos desmistificar o que há por trás daquele simples pozinho.

A gelatina é composta praticamente de aminoácidos (proteínas), que ajudam na síntese e na renovação do colágeno. Dos indispensáveis para o organismo, dez precisam ser adquiridos através da alimentação porque o nosso metabolismo não consegue sintetizá-los. Para ter uma idéia da importância da gelatina, ela possui nove tipos deles, faltando apenas o triptofano (precursor da serotonina), o neurotransmissor que nos deixa feliz.

Se consumida regularmente, ela auxilia na redução dos níveis de colesterol no sangue, triglicérides e controla a glicemia. Por ser rica em proteína, ela fortalece os ossos e previne o organismo de doenças como a osteoporose. Ela promove também uma maior resistência física aos desportistas. E mais: colabora para a manutenção da juventude, deixando cabelo, unhas e pele mais bonitos.

Por ser principal fonte de colágeno substância que tem como função impedir a deformação dos tecidos que fazem parte da estrutura de ossos, pele, cartilagens e tendões , a gelatina tem um papel importante na prevenção e no tratamento de doenças, como artrose e osteoporose.

Não existe contra-indicação para o consumo da gelatina, mas os diabéticos devem ter atenção especial para não consumirem as versões não diet . Já para os alérgicos a determinados componentes, o ideal é sempre consultar um especialista antes de consumi-la. O mesmo é recomendado para as pessoas que sofrem de insuficiência renal, para evitar sobrecargas renais.

Mas lembrem-se: Não basta consumir grande quantidade de gelatina diariamente sem mudar o estilo de vida precário. Portanto, não esperem pelo milagre da gelatina que não vai funcionar.

*O ideal é consumir 2 potes de gelatina por dia ou bater 2 colheres de sopa no liquidificador e colocar no iogurte!*

AGAR-AGAR

O agar-agar é uma mucilagem (gelatina) constituída por agarose e agaropectina, extraída de várias espécies de algas marinhas. Entre as mais comumente utilizadas, estão as do gênero Gelidium, Gigardina, Gracilária, Encheuma e Pterocladia.

As algas assimilam grandes quantidades de minerais contidos na água do mar; o agar-agar, por conseqüência, é rico em iodo, sais minerais e fósforo. É indicado em dietas que exijam grande valor alimentício, com baixo teor de calorias.

Como auxiliar no tratamento da obesidade, desempenha papel importante no combate à flacidez - processo que normalmente aparece como seqüela nos regimes de emagrecimento, onde atua enrijecendo os tecidos.

Utiliza-se o agar-agar como medicamento específico na prisão de ventre, pois absorve água, aumentando o volume do bolo fecal, ativando assim, por ação mecânica, o peristaltismo intestinal. Para obtenção deste efeito, deve-se tomar grande quantidade de água durante o dia. Recomenda-se o uso de 700mg a 1000mg, nas principais refeições.

Porém, os diabéticos tem que tomar cuidado, pois o agar-agar reduz a glicemia após o almoço e assim, altera a necessidade de insulina.
Fonte: Minha Vida; Casa Dietética

Copos comestíveis feitos com agar-agar!

Receitas com Agar-Agar


Obrigada pela dica @tcruzcastro

Beijos e até o próximo post!

2 comentários:

  1. Com certeza as dicas sobre celulite ajudaram! Obrigada!!!
    A gelatina seria boa também para as estrias???

    ResponderExcluir
  2. Pode tomar essa alga quem tem diabete alterado so quando tem alguma infecção?

    ResponderExcluir