quarta-feira, 1 de junho de 2011

Imunidade!

O estado nutricional de uma pessoa é determinante para garantir um bom funcionamento do sistema imunológico. Para isso, não basta incluir um alimento isolado na alimentação, mas é preciso que todos os dias seja oferecido, nas quantidades ideais, os principais nutrientes: carboidratos, proteínas, vitaminas e minerais.

A seguir, confira a lista de campeões da blindagem e conheça os motivos que tornam esses alimentos poderosos aliados do organismo.

Frutas cítricas: Laranja, acerola, kiwi, tomate, além de brócolis, couve e pimentão verde e vermelho são ricos em vitamina C, antioxidante que aumenta a resistência do organismo.

Vegetais verdes escuros (brócolis, couve, espinafre), feijão, cogumelo (shimeji) e fígado: Alimentos que apresentam ácido fólico, nutriente auxilia na formação de glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do organismo.

Carne, cereais integrais, castanhas, sementes e leguminosas (feijão, lentilha, ervilha, grão de bico): Ricos em zinco, nutriente que combate resfriados, gripes e outras doenças do sistema imunológico.

Noz, castanha, amêndoa e óleos vegetais (de girassol, gérmem de trigo, milho e canola): São ricos em vitamina E. Ela é benéfica, principalmente para os idosos, agindo no combate à diminuição da atividade imunológica por conta da idade.

Tomate: Rico em licopeno, o tomate é forte aliado para combater doenças cardiovasculares, removendo radicais livres do organismo.

Azeite e salmão: O ômega-3 presente presente nesses alimentos auxilia as artérias a permanecerem longe de inflamações, ajudando a imunidade do corpo.

Castanha-do-Pará e cogumelos (Champignon): Contêm selênio, um forte antioxidante que combate os radicais livres, melhorando a imunidade do corpo e acelerando a cicatrização do organismo.

Gengibre: Rico em vitaminas C, B6 e com ação bactericida, vai além de ajudar a tratar inflamações da garganta e auxilia nas defesas do organismo.

Pimenta: Fonte de betacaroneto, substância que se transforma em vitamina A, nutriente que protege o organismo de infecções.

Exageros:
Toda forma de exagero, seja por excesso de gorduras, grandes volumes ou bebidas com álcool, pode sobrecarregar o organismo, causando uma necessidade de reequilibrar e gastar energia para isso, o que é ruim.

Dietas Restritas:
Toda dieta restrita pode gerar uma queda do sistema de defesa, pois quando o corpo sofre uma restrição de energia, ele "rouba" nutrientes do sistema, inclusive do de defesa, para gerar energia para as funções diárias. O resultado é aumento de gripes, resfriados ou outras patologias.
 Fontes: Terra; Minha Vida

Beijos e até o próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário