quarta-feira, 29 de junho de 2011

Anabolizantes... CUIDADO!

Os esteróides androgênicos anabólicos (EAA ou AAS - do inglês Anabolic Androgenic Steroids), também conhecidos simplesmente como anabolizantes, são uma classe de hormônios esteróides naturais e sintéticos que promovem o crescimento celular e a sua divisão, resultando no desenvolvimento de diversos tipos de tecidos, especialmente o muscular e ósseo.

São substâncias geralmente derivadas do hormônio sexual masculino, a testosterona, e podem ser administradas principalmente por via oral ou injetável.

Os esteróides anabolizantes têm sido associados a diversos efeitos colaterais, e esses efeitos incluem a elevação do colesterol (aumenta os níveis de LDL e diminui os de HDL), acne, pressão sanguínea elevada, hepatotoxicidade e alterações na morfologia do ventrículo esquerdo do coração.

Na metade dos anos 90, Chris Clark anunciou uma invenção que revolucionaria o mundo da musculação, o Synthol! Ele é basicamente um óleo que causa uma inflamacão no músculo onde é aplicado. Mas não há nenhum processo anabólico envolvido, nenhum aumento de força ou energia. Quando se faz uso dessa prática o óleo que entra no músculo causa um grande estrago já que no momento em que entra em contato com as fibras musculares, estas são destruidas e o organismo tem como defesa cercar esse óleo com tecido adiposo. O óleo fica estagnado no local, formando um "tumor" no local. No Brasil o Synthol não chegou a ser comercializado, mas foi substituído pelos conhecidos Potenay, ADE, Ganekyl, óleo mineral, Androgenol entre outros.
Obs: O uso de óleos domésticos possui grandes chances de causar necrose em seu músculo tendo como solução a amputação do membro.

Os anabolizantes produzem tanto efeitos anabólicos e de virilização (também conhecidos como efeitos androgênicos). A maioria dos esteróides anabólicos funciona de duas maneiras simultâneas. Primeiro, eles funcionam ao se ligar ao receptor andrógeno e aumentando a síntese protéica. Segundo, eles também reduzem o tempo de recuperação ao bloquear os efeitos no tecido muscular do hormônio do stress, o cortisol. Como resultado, o catabolismo da massa muscular corpórea é significativamente reduzido.


Exemplos dos efeitos anabólicos:
» Aumento da síntese protéica a partir de aminoácidos.
» Aumento da massa e força muscular
» Aumento do apetite
» Aumento da remodelagem e crescimento ósseos
» Estimulação da medula óssea, aumentando a produção de células vermelhas do sangue.


Exemplos dos efeitos de virilização/andrógenos:
» Crescimento do clitóris (hipertrofia clitoriana) em mulheres e do pênis em meninos (o pênis adulto não cresce indefinidamente mesmo quando exposto a altas doses de andrógenos)
» Aumento dos pêlos sensíveis aos andrógenos (pêlos púbicos, da barba, do peito, e dos membros)
» Aumento do tamanho das cordas vocais, tornando a voz mais grave
» Aumento da libido
» Supressão dos hormônios sexuais endógenos
» Espermatogênese prejudicada 

Lista de componentes anabólicos:
» Testosterona
» Metandrostenolona / Metandienona (Dianabol)
» Nandrolona Decanoato (Deca-durabolin)
» NandrolonaNandrolona Fenilpropionato (Durabolin)
» BoldenonaUndecilenato de Boldenona (Equipoise/Equi-boost/Equifort)
» Estanozolol (Winstrol/Wistrol V/Estrombol/Stanzol)
» Oximetolona (Anadrol-50 / Hemogenin)
» Oxandrolona (Anavar)
» Fluoximesterona (Halotestin)
» Trembolona (Fina)
» Enantato de Metenolona (Primobolan)
» 4-Clorodehidrometiltestosterona (Turinabol)
» Mesterolona (Proviron)
» Mibolerona (Cheque Drops)
» Clostebol (Trofodermin)


Efeitos colaterais gerais:
Acne
» Possível pressão sanguínea elevada
» Níveis de colesterol – Alguns esteróides podem causar um aumento nos níveis de LDL e diminuição nos de HDL.
» Acne – Devido à estimulação das glândulas sebáceas
» Conversão para DHT (Dihidrotestosterona). Isso pode acelerar ou causar calvície precoce e câncer de próstata.
» Alteração da morfologia do ventrículo esquerdo – os AAS podem induzir a um alargamento e engrossamento desfavorável do ventrículo esquerdo, que perde suas propriedades de diástole quando sua massa cresce. Entretanto a relação negativa entre a morfologia do ventrículo esquerdo e o déficit das funções cardíacas têm sido discutida.
» Hepatoxicidade – Causado particularmente por componentes de esteróides anabólicos orais que são 17-alfa-alquilados para que não sejam destruídos pelo sistema digestivo.
» Crescimento excessivo da gengiva

Efeitos colaterais em mulheres
» Pêlos do corpo crescem
» Voz fica mais grave
» Aumento do tamanho do clitóris (hipertrofia clitoriana)
» Diminuição temporária nos ciclos menstruais

Efeitos colaterais em homens
Ginecomastia
» Ginecomastia – Desenvolvimento das mamas nos homens. Geralmente isso ocorre devido a altos níveis de estrogênio circulante. Esses níveis também são resultado da taxa aumentada de conversão de testoterona em estrogênio via enzima aromatase.
» Função sexual reduzida e infertilidade temporária
» Atrofia testicular – Efeito colateral temporário que é devido ao déficit nos níveis de testosterona natural que leva à inibição da espermatogênese. Como a maioria da massa do testículo tem com função o desenvolvimento do espermatozóide, o tamanho dos testículos geralmente retorna ao tamanho natural quando a espermatogênese recomeça, algumas semanas após o uso do esteróide anabólico ser cessado.

Efeitos colaterais em adolescentes
» Crescimento comprometido – O abuso de agentes pode prematuramente parar o crescimento do comprimento dos ossos (fusão prematura da epífise devido aos altos índices de metabólitos do estrogênio)
» Maturação óssea acelerada
» Aumento na freqüência e duração das ereções
» Desenvolvimento sexual precoce e desenvolvimento extremo das características sexuais secundárias (hipervirilização)
» Crescimento do falo (hipergonadismo ou megalofalia)
» Aumento dos pêlos púbicos e do corpo
» Ligeiro crescimento de barba
Fonte: Wikipédia

Mais imagens e informações:
Imagem [1]
Imagem [2]
Imagem [3]

Beijos e até o próximo post!


Nenhum comentário:

Postar um comentário