O filé com fritas, acompanhado de arroz e feijão, é um dos pratos mais tradicionais na mesa do brasileiro. No entanto, por reunir alimentos ricos em carboidratos e gorduras, é muito calórico e recomenda-se incluir no cardápio sem exagero. Mas quando a vontade do filé com fritas for grande, não há porque não aproveitar. Existem vários acompanhamentos gostosos que podem deixar a dupla bem mais light e, principalmente, saudável.
A simples substituição do arroz branco pelo integral – com brócolis é outra sugestão – acrescenta algo que não é o forte da versão tradicional: as fibras. Tão importantes para a digestão de qualquer alimento, elas facilitam o funcionamento do intestino e a absorção dos nutrientes.
Como o filé com fritas é pobre em vitaminas e minerais, uma ideia é dividir o espaço das batatas fritas com legumes ou uma salada de folhas. Ou seja, a batata não precisa ocupar a metade de seu prato.
Na hora de preparar o feijão que deixa o prato mais “molhado” e apetitoso, uma alternativa ao bacon – um tempero para lá de gorduroso – quem diria, é o tofu. É impressionante como esse queijo à base de soja também dá um gosto parecido com o do bacon ao feijão, combinando muito bem com o caldinho!
Deve-se prestar atenção ainda ao tipo de carne usada. Em geral, entram na receita as que têm porções maiores de gordura, uma dica é em vez de contra-filé, alcatra, maminha e picanha, que são mais gordurosas, use o patinho ou o lagarto. Na hora de cozinhar, é claro, não exagere na quantidade de óleo e evite completamente a banha de porco.
Fonte: TerraBeijos e até o próximo post!
Nenhum comentário:
Postar um comentário