sexta-feira, 8 de outubro de 2010

FEIJOADA!

A feijoada, prato típico brasileiro, é um exemplo de bomba calórica que ameaça a saúde e a dieta. Uma feijoada tradicional contém costelinha, lombo defumado, carne seca, linguiça calabresa e várias partes do porco. O prato ainda é acompanhado por arroz branco, farofa preparada na manteiga, torresmo e couve temperada com bacon.

Para alguns, a descrição acima pode causar água na boca. Outros podem sentir repulsa. Para todos, a matemática das calorias é impiedosa.
Um prato raso de feijoada tradicional com acompanhamentos possui em torno de 1.400 a 2.000 calorias. Mas não é preciso abrir mão da feijoada para continuar firme na dieta.

Com criatividade e algumas medidas simples, podemos transformar muitos de nossos pratos tradicionais em refeições magras, sem abrir mão do sabor.
Fazendo pequenas adaptações na feijoada dá para torná-la mais saudável. Confira as dicas abaixo:

Feijoada tradicional: preparada com feijão preto, carne suína, bovina, seca e processada. Servida com arroz branco, couve refogada e farofa.
Malefícios: o alto teor de gordura saturada e sódio tornam o prato de difícil digestão e contraindicado para pessoas com problemas de colesterol, triglicérides, ácido úrico e pressão alta. Também é rica em nitrato e nitrito, compostos cancerígenos presentes na carne seca, no paio, na linguiça e no bacon.

Feijoada saudável: substitua a linguiça de porco pela de frango. Retire o bacon da receita e use lombo suíno magro. Troque a carne seca por carne bovina magra.
Benefícios: mantém quase todos os nutrientes da feijoada tradicional mas reduz a quantidade de gordura saturada e sódio.


Beijos e até o próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário