Com a Páscoa chegando, os mercados expondo os famosos ovos de chocolate, não tem como não ficar com água na boca, mas sempre fica aquele peso na consciência e achamos que todo esforço na academia é em vão até a Páscoa, por isso o post de hoje traz algumas dicas para que você não exagere e aproveite essa data da melhor maneira.
O chocolate, sem exceder as calorias, pode ser usado em nosso benefício. O chocolate meio-amargo ou amargo são os mais saudáveis, eles possuem alta concentração de cacau (acima de 70%). O cacau possui flavonóides, epicatequinas e ácido galático que tem ação antioxidante e ajuda manter o coração e as células saudáveis. A regra é quanto mais escuro o chocolate, mais flavonóides ele tem, portanto mais saudável.
O chocolate traz em sua composição substâncias tidas como estimulantes como à cafeína e a teobromia. Uma barra de chocolate possui, aproximadamente, 10 mg de cafeína que ajuda a elevar o estado de euforia, agitação e raciocínio. Além disso, seus componentes possuem efeitos sobre a serotonina e a dopamina cerebrais, substâncias responsáveis na regulação do humor e nos comportamentos compulsivos, ajudando a tratar casos de depressão, tensão-pré-menstrual (TPM) e ansiedade.
A guloseima é, sem dúvida, um dos alimentos que mais engordam. Rico em calorias, o chocolate contém alto teor de carboidratos refinados (principalmente sacarose), gorduras (35% monoinsaturada, 60% saturada e 5 % poliinsaturadas) e uma pequena porção de proteínas. Portanto, tudo vai depender da quantidade consumida, do tipo de chocolate e do horário que foi ingerido.
Dicas importantes:
1º) Planeje seu almoço de páscoa com antecedência, escolhendo preparações e alimentos menos calóricos. Evite os mousses, pavês, tortas ou bolos com recheio, pois são muito calóricos pela alta concentração de gordura, não esqueça que mais tarde você irá ter vontade de abrir o ovo de Páscoa.
2º) Ovo de Páscoa: O chocolate deve ser consumido de preferência no lanche da tarde ou da manhã, se possível sempre com um pedaço de fruta junto (a fibra ajuda a diminuir a quantidade de calorias absorvidas). Tente consumir uma porção do tamanho de um bombom (30g - 50g).
3º) Não pule refeições para comer o chocolate, faça suas refeições normalmente.
4º) Evite os chocolates brancos, pois são feitos de manteiga de cacau, não possuem os flavonóides e possuem mais gordura. Evite também os trufados, com mousse, marshmallow e crocantes, pois estes ingredientes irão aumentar o teor de gorduras e calorias.
Segue uma tabela dos principais chocolates existentes no mercado e seus respectivos valores nutricionais para comparar quais são os mais saudáveis:
Para ler:
Especial Páscoa
Beijos e até o próximo post!
Nenhum comentário:
Postar um comentário