O café é uma bebida produzida a partir dos grãos torrados do fruto do cafeeiro. É servido tradicionalmente quente, mas também pode ser consumido gelado. Embora o café seja um produto intensamente estudado, ainda há muita controvérsia em torno dos seus efeitos para a saúde.
Numerosos estudos mostram resultados contraditórios e há sempre um novo estudo para atualizar o passado. A cafeína é o estimulante legal mais utilizado no mundo. Ela estimula, dá energia e te deixa mais alerta.
Quando você toma cafeína, ele dispara a secreção das hormonas do stress, como quando você tem que lidar com um perigo repentino. Apesar da maioria das pessoas conhecer apenas o lado negativo do café, ele também possui um labo positivo.
Dentre suas vantagens podemos citar:
- O consumo moderado de café (de três a quatro xícaras por dia) exerce efeito de prevenção de problemas como o mal de Parkinson, a depressão, os cálculos biliares, o câncer de cólon e o consumo de drogas e álcool.
- Melhora a atenção e, consequentemente, o desempenho escolar e a produtividade no trabalho.
- O café contém vitamina B, lipídios, aminoácidos, açúcares e uma grande variedade de minerais, como potássio e cálcio, além da cafeína.
- O café tem propriedades antioxidantes, combatendo os radicais livres e melhorando o desempenho na prática de esportes.
- Doenças como infarto, malformação fetal, câncer de mama, aborto, úlcera gástrica ou qualquer outro tipo de câncer não estão associadas ao consumo moderado de cafeína. - Melhora a taxa de oxigenação do sangue.
E entre os malefícios causados pelo consumo excessivo de café podemos listar:
- Ação diurética compulsiva.
- Enfraquecimento do organismo através da perda de sódio, potássio, cálcio, zinco, magnésio, vitaminas A e C, bem como do complexo B.
- Pode causar o aparecimento de polipos, verrugas, psoríases e outras afecções dermatológicas.
- Reduz a taxa de oxigenação dos neurônios.
- Pode provocar irritações nas mucosas intestinais que causam colites e ulcerações, principalmente para quem sofre de gastrite.
- Sua ação é acidificante do sangue, propiciando o surgimento de leucorreias, cistites, colibaciloses e variados acessos fúngicos.
Calorias do café:
Café com açúcar - 1 xícara de 50 ml - 33 cal
Café sem açúcar - 1 xícara de 40 ml - 3 cal
Café com leite c/ açúcar - 1 xícara de 200 ml - 64 cal
Beijos e até o próximo post!
Nenhum comentário:
Postar um comentário