quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Novo URL!

O Blog da Helo está de endereço novo!!

Uma nova etapa se inicia e espero, de coração, que vocês continuem acessando, dando sugestões de posts para nosso blog e gostando do blog, é claro…


Beijos!

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Cortisol, o hormônio do estresse!

O Cortisol é um hormônio produzido em resposta ao estresse físico e mental. Jejum prolongado também aumenta o Cortisol, um dos motivos pelos quais é importante se alimentar de 3 em 3 horas.


Podemos medir nosso Cortisol através dos exames de sangue, urina e saliva.


Apesar de o Cortisol ser um problema para quem quer ganhar massa muscular, ele é um importante hormônio, que regula a reação inflamatória no corpo e a quantidade de glicose no sangue em períodos de estresse. Na verdade o grande problema é o excesso de cortisol.

As principais consequências do excesso de Cortisol no nosso organismo são:
Ganho de peso;
Perda de musculatura;
Queda do metabolismo;
Queda da imunidade;
Fadiga;
Irritabilidade;
Compulsão por doce;
Hipertensão;
Inchaço;
Distúrbio do sono;
Aumento do colesterol;
Triglicerídeo;
Glicose.

Alimentos e substâncias que podem baixar os níveis de Cortisol:
Abacate
Macadâmia
Chá verde
Peixes
Folhosos escuros
Soja
Arroz
Vitamina C

Beijos e até o próximo post!

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Ballet Clássico


Uma pesquisa recente mostrou que, na comparação entre a natação e o balé clássico, este apresenta melhores resultados em sete de dez medidas de condicionamento físico. A conclusão é de um trabalho conduzido por Tim Watson, professor de fisioterapia da Universidade de Hertfordshire, no Reino Unido. Ele comparou o condicionamento e o desempenho de membros do Royal Ballet com o de nadadores da seleção olímpica britânica.

O objetivo não foi dizer qual é a atividade mais completa, mas buscar as diferenças no perfil de condicionamento de cada atividade. Mesmo assim, apesar de as diferenças terem sido pequenas na maioria dos testes, elas existem e puderam ser medidas


Os bailarinos se saíram melhor em salto a distância, salto em altura, porcentagem de gordura corporal, equilíbrio psicológico, entre outros. Os nadadores ficaram à frente nos aspectos resistência, força nos músculos anteriores e posteriores das coxas e índice de massa corporal.

O balé é uma forma de fortalecer os músculos sem encurtá-los e de trabalhar várias habilidades, como coordenação motora e equilíbrio, ao mesmo tempo. Esses benefícios da atividade podem ser obtidos por qualquer praticante, profissional ou amador.

A atividade só serve para quem começa na infância?
Não. Não é preciso começar cedo, mas é fundamental que o aprendizado seja bem-feito, com um trabalho de consciência corporal bem fundamentado

Benefícios - O que a técnica proporciona

- Aumenta a força muscular sem encurtar os músculos
- Desenvolve a coordenação motora
- Melhora o equilíbrio
- Favorece o alinhamento postural
-  Perda de aproximadamente 220 kcal em 30 min de atividade

Riscos - O que exercícios feitos sem orientação podem causar

- Sobrecarga nos tendões do tornozelo
- Lesões no joelho
- Joanetes e deformação do pé
- Lordose

Cuidados para quem vai começar!

- Não espere resultados rápidos; eles vêm, mas é preciso respeitar o ritmo do corpo
- Não se espelhe em outros alunos; o que importa não é levantar a perna até o teto, mas executar bem o movimento
- Como em todo exercício, é preciso constância; tente fazer, no mínimo, duas aulas por semana
- Preste atenção na postura; peça ajuda ao professor para corrigir algum desalinhamento
- Fique atento aos sinais de dor, principalmente nos joelhos e nos tornozelos
- Cuide dos pés: o balé exige que eles suportem o peso do corpo por muito tempo; antes e depois da aula, massageie a planta, alongando os dedos

Veja também:

Beijos e até o próximo post!

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Evite os cálculos renais!


Quem sofre com cálculos renais, ou pedra nos rins, sabe que não há nada pior do que uma cólica causada por elas, ou mesmo a dor de expeli-las naturalmente. Como o número de pessoas com o problema tem aumentado significativamente, em teoria por causa do avanço do sobrepeso, segue algumas dicas para se livrar do mal.

ALERTA!
Uma vez que teve o problema, há grandes chances de reincidência. Por isso, este é um dos motivos a mais para seguir as dicas.

Fluidos em ordem: as pedras se formam por causa da concentração de alguns minerais na urina, que se transformam em cristais. Aumentar a ingestão de bebidas - em especial de água - torna a urina mais fluida e reduz a concentração destes minerais.

Comer mais cálcio: embora o cálcio seja o maior componente da maioria das pedras nos rins, não se deve evitar sua ingestão. Na verdade, muitas pedras são feitas da combinação de cálcio e oxalato, mas se há bastante cálcio na dieta, ele se liga ao oxalato no intestino, impedindo que a substância vá para urina e forme os cálculos. Boas fontes de cálcio são laticínios desnatados, vegetais folhosos verde escuros e peixes como salmão.

Reconsiderar os suplementos de cálcio: mulheres na menopausa que tomavam suplementos do mineral tinham 20% mais chances de ter pedras nos rins do que as que não o faziam. Uma das explicações é que o cálcio em pílulas tem um efeito diferente no organismo do que o que vem pela alimentação, já que pela comida, o cálcio chega ao intestino junto do oxalato, interferindo na sua absorção.

Moderar o consumo de sódio: dietas com pouco sódio diminuem a excreção de cálcio e oxalato.

Moderar o consumo de proteínas: elas podem aumentar a excreção de oxalato e cálcio, mas dietas altamente proteicas podem reduzir os níveis de substâncias inibidoras de pedras na urina.

Moderar a ingestão de oxalato: alguns fatores dietéticos podem influenciar diretamente na formação dos cálculos e a alta ingestão de oxalato pode, ocasionalmente, ser um deles. Alimentos ricos na substância são espinafre, chocolate, oleaginosas, beterraba etc.
Fonte: Terra

Beijos e até o próximo post!


terça-feira, 13 de setembro de 2011

Os mandamentos do Fígado!

O fígado, um dos órgãos mais importantes do corpo, sozinho, recebe, por minuto, cerca de 1 litro e meio de sangue bombeado pelo coração. Além disso, consegue produzir duas xícaras por dia de bile, fluido que quebra as gorduras.

Você sabia que sem ele não seria possível digerir uma refeição? O sangue ficaria espesso como água de esgoto e o nível de colesterol iria às alturas.

Como a maioria das pessoas, você provavelmente o danifica no bar, no churrasco ou mandando ver paracetamol toda vez que sente dor. Continue assim e você aumenta o risco de adquirir uma doença hepática, que pode matar. Para não chegar a esse extremo, siga essas dicas.

7 mandamentos para a saúde do fígado:

1. Pare na quarta lata
As noitadas estão cada vez mais freqüentes e alcoólicas? Cuidado, esse comportamento pode levar a uma das principais ameaças ao fígado, a esteatose. Também conhecida como doença hepática gordurosa, ela ocorre quando você inunda o órgão com mais álcool do que ele agüenta. Primeiro o filtro de cerveja do seu corpo incha devido ao acúmulo de gordura dentro das células desse órgão, depois você fica com uma aparência mais amarela que a camisa da seleção brasileira. A esteatose pode, literalmente, se desenvolver da noite para o dia. Deixe seu fígado na reabilitação alguns dias e geralmente ele se recupera. Agora, se você continuar enchendo a cara, pode desenvolver o tecido cicatricial, que é grave e pode levar à cirrose – que mata. O fígado de um homem tem um limiar para álcool de, em média, 80 gramas, ou umas seis latinhas de cerveja. Beba menos do que isso de uma só vez e é muito improvável que você tenha algum dano hepatotóxico.

2. Exames de rotina
O fígado tem uma capacidade de funcionamento tão boa que, muitas vezes, o paciente já está à beira da morte e não sente dor. A esteatose, por exemplo, não é causada apenas pela bebida mas também por colesterol alto, obesidade e diabetes. Quando se manifesta, essa doença desencadeia, no máximo, um desconforto do lado direito do abdome, abaixo da costela, para saber se a situação é grave, faça check-ups periódicos. O fígado fabrica a albumina, principal proteína do sangue. Daí a importância de se submeter a exames como o de coagulação. Ao dosar as enzimas hepáticas, veremos se as transaminases estão elevadas. Quando isso acontece, a situação se complica.

3. Perca peso
A gordura encontrada na sua barriga saliente pode estar comprimindo os intestinos de tal forma que a qualquer momento você não conseguirá digerir tudo o que come. Assim as bactérias fazem as sobras fermentarem, criando um alambique de fabricação caseira no seu cólon. O resultado é a esteatose – e, o pior, você nem passa pelo prazer de encher a cara. Solução: perca peso e consuma iogurte. Está provado que um copo desse alimento por dia tem efeito antibacteriano e pode minimizar o risco de você desenvolver toxicidades no órgão.

4. Verifique a caixa de remédios
Você é daqueles que diante de qualquer mal-estar ou dor de cabeça jogam acetaminofen – analgésico também conhecido como paracetamol – goela abaixo? Saiba que ao fazer isso o organismo libera um subproduto danoso, que se tomar grandes doses de uma só vez começam a destruir as células do fígado. E nem pense em beber, já que o álcool potencializa esse fenômeno. O metabolismo suporta até 3 mil miligramas (quatro comprimidos de 750 miligramas) por dia. Uma overdose, que pode vir quando se ultrapassa esse limite, causa insuficiência hepática aguda. E da noite para o dia o transplante se torna a única salvação. Agora, se você precisar de um analgésico no meio de uma bebedeira, tome dipirona.

5. Fique de olho no que consome
Se o acetaminofen pode corroer seu fígado, imagine o poder de um remédio de tarja vermelha ou preta. Dependendo da droga, seus subprodutos podem ser relativamente inofensivos ou violentamente tóxicos. Então, se você toma algum medicamento há muito tempo, fale com seu médico e peça a ele que faça um teste de função hepática. Fique esperto também com outras substâncias que manda para dentro. Os anabolizantes e a cocaína também são extremamente tóxicos ao fígado.

6. Lave tudo antes de comer
Só existe uma forma de a hepatite A infectar seu fígado: se você comer fezes, literalmente. Além de comida contaminada, o sexo faz com que você corra esse risco. Trata-se de uma atividade muito íntima, mas que pode desencadear uma exposição à transmissão fecal-oral. Os frutos do mar, segundo ele, também trazem riscos, uma vez que grande parte deles é cultivada perto de pedras e esgotos.

7. Exija materiais descartáveis
Não dê bobeira. Em qualquer lugar onde você for utilizar agulhas e seringas, peça e certifique-se de estar usando peças e afins totalmente novos. Observe se a embalagem é aberta na sua presença. E não aceite agulhas esterilizadas. Pesquisadores da Universidade do Texas Southwestern constataram que freqüentar um estúdio de tatuagem e piercing aumenta em nove vezes a probabilidade de você contrair uma devastadora doença do fígado, a hepatite C. Tome cuidado também durante sessões de acupuntura e não use a lâmina de barbear do colega ou do irmão. O risco não vale a pena, pois a doença é devastadora.

Tudo na vida tem limite, até a bebida!
Você não quer encarar uma ressaca nas festas, certo? Antes de perder a conta do número de doses, faça os cálculos para não ultrapassar o limite aceitável de 80 gramas de álcool por dia. É fácil: multiplique o teor alcoólico da bebida, que está no rótulo, pela quantidade de mililitros ingeridos.

Veja o exemplo considerando a cerveja: 0,05 x 350 ml = 17,5. Você vai precisar parar na quarta latinha.

Teor de algumas bebidas para facilitar sua vida:

• Cerveja – 5%
• Vinho tinto – 12%
• Saquê – 15,5%
• Tequila – 38%
• Vodca – 40%
• Pinga – 40%
• Uísque – 43%

Veja o volume das doses:

• 1 dose – 100 ml
• 1 taça – 100 ml
• 1 garrafa – 600 ml
• 1 lata – 350 ml
• 1 long neck – 355 ml

Beijos e até o próximo post!

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Albumina!

Freqüentemente usada por praticantes de musculação como uma fonte proteica de fácil acesso (baixo custo) e boa qualidade (boa variedade dos aminoácidos que a compõe), porém também é utilizada para suplementação de pacientes queimados e até mesmo na recuperação de pessoas submetidas a cirurgias plásticas como a lipo-aspiração.

O que é?
A albumina é uma proteína de alto valor biológico presente principalmente na clara do ovo, no leite e no sangue.

Como é encontrada?
É encontrada em forma de pó e tabletes.


Funções:
- Manutenção da pressão osmótica.- Ajuda no ganho muscular e a recuperação pós-treino.
- Transporte de hormônios tiroideais.
- Transporte de hormônios lipossolúveis.
- Transporte de ácidos graxos livres.
- Transporte de bilirrubina não conjugada.
- União competitiva com ions de cálcio.
- Controle do pH.

Quais os tipos de albumina?
- Seroalbumina: é a proteína do soro sanguíneo.

- Ovoalbumina: é a albumina da clara do ovo (possui propriedades antigênicas resistentes à desnaturação térmica, é termo-estável).

- Lactoalbumina: é a albumina do leite.

Dose recomendada (**pode variar**):
20 gramas três vezes ao dia.


Quando tomar?
Antes de malhar, no final do treino e antes de dormir.

Aspectos ruins da albumina:
- Sabor e solubilidade: O sabor dela realmente é desagradável. Uma dica é utilizar sucos light/diet ou misturá-la com aveia mesmo. Hoje existem albuminas saborizadas, mas grande parte delas ainda possui maltodextrina em sua composição. Sua solubilidade também não é das melhores, necessitando de um liquidificador antes do consumo.

- Alto teor de sódio: A albumina possui alto teor de sódio, cerca de 350-360mg por 30g do produto. Uma pessoa que necessita alimentar-se da albumina 2 ou 3 vezes ao dia. Já teremos 1g de sódio adicionado a dieta e, todos sabemos os malefícios do sódio em excesso para a aparência e para a saúde também.

- Flatulência: Um desconforto da albumina é a flatulência. Porém, isto está interligado não somente com seu consumo, mas com o consumo protéico em um geral, além de outros aspectos de alimentos que tendem a fermentar no intestino, como a batata doce.
Fontes: Wikipédia, Men's Health, Dicas de Musculação

Beijos e até o próximo post!



sexta-feira, 2 de setembro de 2011

DANCE!

A dança é valida como atividade física porque é coordenada, organizada e fortalece os músculos. Também interfere nas áreas de comportamento, improviso e expressão individual e social. Tudo na vida inclui dança, até no nível das células.


No aspecto da saúde, o exercício trabalha a sustentação do corpo, a contração muscular, o controle motor, a respiração, a resistência cardiopulmonar e o lado emocional, o que ajuda a fortalecer o organismo.

Fazer aulas de três a cinco vezes por semana, durante uma hora, melhora o condicionamento físico da mesma forma que fazer academia. O único empecilho é quando alguém tem problemas nas articulações – aí é recomendada orientação médica.

Fonte: Bem Estar

Beijos e até o próximo post!