O clássico acompanhamento das pizzas, hot-dogs e hamburgers também faz sucesso em salgados, sanduíches naturais e até na salada. No entanto, será que o seu consumo frequente é saudável? Bom, até certa medida e sem exageros, sim!
O ketchup é menos calórico (de 10 a 22 calorias por colh. de sopa) que a maionese (em torno de 40 calorias por colh. de sopa) e mais saudável também.
A presença do tomate na fórmula garante alguns benefícios nutricionais, como o antioxidante licopeno – que retarda o envelhecimento das células e previne o desenvolvimento de tumores – fibras, minerais e vitaminas A e C.
No entanto, além de tomate e vinagre, o ketchup leva açúcar, por isso deve então ser consumido com moderação por diabéticos, para estas pessoas seria melhor utilizar o molho de tomate, se for caseiro melhor ainda, pois não possui quimicos, como os conservantes.
E ainda, geralmente o ketchup que chega à nossa mesa é industrializados. Ou seja, a par de seus bons nutrientes também recebem doses de sódio, conservantes e de condimentos fortes. Se ingeridos em excesso, podem irritar o estômago e piorar os sintomas de gastrite. Quem tem esse tipo de problema precisa moderar ou até evitar por completo o consumo de ketchup.
RECEITA KETCHUP CASEIRO:
Ingredientes
- 6 tomates grandes, cortados em 4 pedaços
- 1 bulbo de erva-doce, picado
- 1 cebola, picada
- 4 dentes de alho
- 4 colheres (sopa) de açúcar
- 4 colheres (sopa) de melado
- 4 colheres (sopa) de vinagre de vinho tinto
- 10 cravos
- 2 unidades de anis-estrelado
- 1 colher (sopa) de sal
Modo de preparo
Preparo: 20 minutos
Cozimento: 4 horas
1. Em uma panela grande, coloque para cozinhar em fogo baixo o tomate, a erva-doce, a cebola, o alho, o açúcar, o melado, o vinagre, o cravo, o sal e o anis-estrelado. Deixe cozinhando até que engrosse.
2. Bata os ingredientes cozidos no liquidificador e passe-os por uma peneira. Mantenha o ketchup na geladeira.
Beijos e até o próximo post!
Nenhum comentário:
Postar um comentário