sábado, 31 de julho de 2010

CURIOSIDADE!

Porque sentimos sono após as refeições?

Após as refeições o organismo sofre algumas alterações que nos dá a sensação de falsa hibernação. Essa sensação ocorre quando o alimento chega ao estômago, pois nesse momento concentra maior quantidade do fluxo sanguíneo corpóreo nessa região com a finalidade de facilitar o seu processo.

A concentração do fluxo sanguíneo na região do estômago (que se estende até o intestino) faz com que o cérebro fique menos oxigenado e o sistema nervoso menos irrigado. Também acontece a interrupção do estado de alerta cerebral. Essa interrupção acontece por causa do açúcar presente nos alimentos que faz com que as células nervosas, que nos deixam alertas, parem de liberar os sinais necessários para tal estado. Dessa forma, o açúcar faz com que as células nervosas enviem ao cérebro o estado de saciedade que promove o ciclo descrito acima e conseqüentemente o sono.

Por causa dos efeitos promovidos pelo açúcar é que se recomenda diminuir a ingestão de alimentos ricos em glicose nas refeições, principalmente no almoço quando ainda se tem algo para fazer, para que os sinais de alerta das células nervosas não sejam interrompidos.



Fontes de Glicose : Os açúcares geralmente sob a forma de carboídratos, estão presentes nas frutas (frutose), no leite (lactose), nos amidos dos cereais, mandioca, batatas e nas farinhas feitas a partir deles (maltose), no mel de abelhas, no milho (dextrose), na cana-de-açúcar (sucrose), etc.
Fontes: Percorrere; Brasil Escola

Abaixo segue uma tabela dos alimentos com baixo, moderado e alto Índice Glícemico (I.G). Recomenda-se uma maior ingestão dos alimentos com baixo I.G:
Beijos e até o próximo post!

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Tereré!

O QUE É TERERÉ?
Tereré é uma bebida feita com a infusão da erva-mate (Ilex paraguariensis), de origem guarani. É consumida com água, sucos, hortelã (Mentha arvensis), cedrón (Lippia citriodora), peperina hortelã, limão, cocú (Allophyllus edulis), entre outros.


O tereré é primeiramente uma bebida estimulante, estimula a atividade física e mental, elimina a fadiga, atuando benéficamente sobre os nervos e músculos favorecendo o trabalho intelectual.

Por conter cafeína em sua composição, a erva exerce um efeito sobre sistema nervoso central, estimulando o vigor mental, ajuda no trabalho cardíaco, na circulação do sangue e reforça o organismo.

A ação estimulante da erva-mate é maior que a do café, porém, não deixa efeitos colaterais com irritação e insonia. Algumas pesquisas apontam que a erva-mate pode até ajudar no processo de regeneração celular.

Com vitaminas do complexo B, a erva-mate participa do aproveitamento do açúcar por parte dos músculos, nervos e atividades cerebrais; As vitaminas C e E agem como defesa orgânica e beneficia tecidos do organismo; Sais minerais diminui a tensão arterial atuando como vasodilatador. Em algumas circunstâncias chega até a suprir a sensação de fome.

A erva-mate favorece a diurese, sendo de grande utilidade nas moléstias de bexiga. A erva-mate também atua sobre o tubo digestivo ativando os movimentos peristálticos, faciltando assim, a digestão.

Pesquisas feitas com a erva-mate sugerem os seguintes efeitos benéficos:

Estimulante da atividade física e mental;
Estimula a circulação;
Aumenta o ritmo cardíaco;
Favorece a evacuação (fezes) e a micção (urina);
Promove a regeneração celular;
Elimina estados depressivos;
Aumenta a resistência de músculos à fadiga;
Aumenta a força muscular;
Desenvolve as faculdades mentais;
Tonifica o sistema nervoso;
Regulariza a respiração;
Facilita a digestão;
Promove sensação de bem-estar e vigor;
Regula as funções sexuais;
Efeitos cosméticos na pele;
Previne a arteriosclerose;
Melhora a memória;
Previne gripes e alergias;
Diurético;
Diminui o colesterol e triglicerídeos;
Aumenta o gasto energético;
Favorece o emagrecimento;
Previne a doença de Parkinson.


MITO OU VERDADE?

1. O tereré pode fazer mal para o hipertenso ou diabético?
Verdade! O tereré pode aumentar a pressão sim, ou seja, é recomendado que diabéticos e hipertenso façam a medida de sua pressão periódicamente para analisarem se podem ou não tomar tereré.


2. A erva-mate tomada gelada conserva mais propriedades que se servida quente?
Verdade! As substâncias e propriedades da erva-mate se mantém intáctas com temperaturas mais baixas. Por isso orientasse a não ferver a água no caso do chimarrão e sim usar água fervente.

3. O tereré engorda?

Mito! Se preparado apenas com água e mate não engorda. Pesquisas mostram que é justamente o contrário a erva-mate auxilia no processo de emagrecimento, tanto pela ausência de calorias quanto pelas suas propriedades.
Fonte: Casa de Erva-Mate, Tereré e Cia; Departamento de Ciências Biológicas e da Saúde - Centro Universitário de Belo Horizonte
.

Beijos e até o próximo post!

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Dicas para os dias quentes!

Para curtir os dias quentes de maneira saudável é necessário cuidar da alimentação, aumentando o consumo de frutas, verduras, legumes, alimentos integrais e líquidos, pois a temperatura corpotal aumenta, assim como a transpiração, ocorrendo portanto maior perda de líquidos e minerais.


Portanto, para corrigir tais perdas é recomendado o maior consumo de líquidos, como água, sucos naturais (preferir sem açúcar), água de côco e chás.


Vale lembrar que não se deve esperar sentir sede para tomar algum líquido, pois a sede já é um sinal de desidratação!

Segue abaixo algumas dicas para alimentar-se bem em dias quentes:

Carboidratos

1. Nunca deixe o carboidrato de fora, além de ser a nossa maior fonte de energia, é também ativador do metabolismo. Consumindo moderadamente não fará aumentar seu peso.
Fontes: Arroz, massas em geral, batata, pães, bolachas, entre outros.


2. Fracione sua dieta em 5-6 refeições por dia. Assim irá comer menores quantidades e irá estimular seu metabolismo aumentando seu gasto energético e evitando o ganho de peso indesejado.

Coquetéis de Frutas

3. Nos bares e restaurantes substitua a cerveja/chopp por coquetel de frutas, sobremesas muito calóricas por salada de frutas e evite preparações elaboradas com muito molho, recheio e cremes. Quanto aos petiscos, prefira os que não são fritos.


4. Evite o consumo de calorias vazias (doces, balas, açúcar refinado) pois o corpo irá utilizar parte dessa caloria para gerar energia e a outra parte é armazenada em forma de gordura, ocasionando o ganho de peso.


5. Substitua carnes gordas por carne de aves e peixes (evite frituras), pois são menos calóricas e ótimas fontes de proteína.

6. Beba no mínimo 2 litros de água ao dia, assim estará hidratando seu corpo e ajudando na eliminação de toxinas e gorduras, e ainda auxiliando no tratamento da celulite e flacidez.


Beijos e até o próximo post!

quinta-feira, 22 de julho de 2010

ANEMIA!

A anemia surge quando o conteúdo de hemoglobina no sangue está abaixo do normal, em decorrência da falta de um ou mais nutrientes (ferro, zinco, ácido fólico B6, vitamina B12 e proteínas). No entanto, na maioria dos casos é ocasionada pela deficiência de ferro na alimentação e provoca cansaço, palidez, falta de apetite e dificuldade de aprendizagem, além de provocar outras doenças.

Dicas para melhorar a qualidade de vida:

1. Amamente seu filho. Para os bebês o leite materno é considerado um alimento muito importante contra a anemia por deficiência de ferro.

2. Prefira alimentos ricos em ferro (carnes vermelhas, principalmente fígado, rim, coração, peixes e leites enriquecidos com ferro).

3. Entre os alimentos de origem vegetal, prefira os folhosos verde-escuros (exceto espinafre) como agrião, couve, cheiro-verde, taioba, as leguminosas (feijão, fava, grão-de-bico, ervilha, lentilha), grãos integrais ou enriquecidos, nozes e castanhas, melado de cana-de-açúcar, rapadura e açúcar mascavo.

4. Associe o consumo das hortaliças acima com as frutas ricas em vitamina C (caju, goiaba, laranja, kiwi, mexerica, acerola, limão) para melhorar a absorção do ferro nelas contido.

5. Como sobremesa dê preferência para as frutas.

6. Procure beber água nos intervalos das refeições.

terça-feira, 13 de julho de 2010

Dicas Nutricionais para quem FUMA e/ou BEBE!

O pior problema das escórias do cigarro e da ingestão do etanol (álcool) é o envelhecimento celular. Por consequência, as células dos órgãos e tecidos afetados por suas toxinas tendem a se deteriorar rapidamente e trazendo problemas nefastos, como câncer pulmonar e hepático. Desta forma, acredito que algums dicas nutricionais são importantes:

Fumante:

1- Depleta quase 80% da vitamina C, logo precisa de um consumo aumentado deste nutriente.

2 - Perde elasticidade alveolar, portanto deve aumentar o consumo de flavonóides (frutas e sementes) e ácidos graxos ômega-3 (peixes, linhaça e óleo de canola).

3 - Tem estresse oxidativo provocado pelo aumento do peróxido de hidrogênio em especial, portanto precisa de mais glutationa, que pode ser conseguida com glutamina, cisteína, arginina (glicina o corpo ja forma) e selênio (novamente as sementes oleaginoas, feijão, ovo, repolho, couve-flor, brócolis, entre outros).

4 - Tem reduzida a captação de oxigênio, o que pode ser facilitada com a broncodilatação, efeito proporcionado pelo magnésio. Muitas folhas, em especial, as verde escuras.

Acoolista:

1 - Reduz a produção de muco no estômago, o que favorece a o desenvolvimento da gastrite/úlcera - Beber mais água e ácidos graxos essenciais, encontrados no abacate, açaí, pequi, castanhas, amêndoas, linhaça, azeite de oliva.

2 - Promove degeneração hepática, logo precisa reconstituir células, portanto vai precisar de grande quantidade de vitaminas do complexo B para gerar energia. Cereais integrais (granola, musli, aveia, quinua, amaranto) e carnes brancas magras.

3 - Precisa fazer detoxificação hepática diariamente, logo vai precisar das enzimas antioxidantes, de alguns aminoácidos e do complexo B. Consuma alcachofra, polifenóis na uva, açaí, jabuticaba, amora, + Clorofila - Sucos verdes, + catequinas - Suco com chá verde + aminoácidos de cadeia ramificada (carnes magras, castanhas, proteína do soro do leite, ovo) + Ômega – 3 + Complexo B, já citados.

E lembrem-se: Se beber, não dirija!
Fonte: Blog de Henrique Freire Soares