sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

As frutas!

Melancia: Com sabor adocicado, esta fruta tem alto poder diurético. Pelos seus efeitos, a melancia é altamente indicada para os tratamentos de combate ao reumatismo, e de obstruções renais. Além desse efeito, seu líquido é excelente para "lavar" o estômago e o intestino, ajudando nos movimentos de digestão.


Pêra: Primeiramente, esta fruta é muito indicada para o tratamento de hipertensão arterial, pois ela purifica o sangue e o organismo, exercendo uma grande ação diurética. Por seu alto teor de açúcar, sais minerais e vitaminas, ela deve ser consumida preferencialmente ao natural, para que os mesmos ajam diretamente em seu corpo.


Uva: Através de seu suco, inúmeras bebidas são extraídas da mesma. Por sua água e pelo potássio, a uva ativa o rim de maneira positiva aumentando a diurese. A uva também age como um refrescante peitoral, como calmante, purificador do sangue e ainda tonifica o organismo.



Espero que tenham gostado!

Beijos e até o próximo post!

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

As frutas!

Maçã: Fruta suavemente ácida e relativamente doce. Age com um depurativo no sangue, eliminando detritos do organismo. Quando crua ou assada, age na área peitoral, eliminando catarros e facilitando a respiração. Fruta também que auxilia na cura de infecções da garganta e combate a calos nas cordas vocais.



Mamão: Esta fruta é muito poderosa. Seus poderes nutritivos e medicinais são muito grandes. Saborosa e nutritiva, o mamão é uma fruta cicatrizante. Ajuda a cura das lesões gástricas. É também muito digestivo e diurético. Conhecido também como um vermífugo natural, o mamão limpa o estômago e ajuda no trabalho intestinal.


Maracujá: Seus nutrientes e poderes medicinais são diversos. Além de ter um efeito de calmante, o maracujá auxilia muito contra a Diabete. Sua casca é rica em uma substância chamada pectina e esta substância dificulta a absorção de carboidratos no sangue.


Beijos e até o próximo post!

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

As frutas!

Goiaba: Contem alto teor de vitamina C, B1, B2, cálcio, fósforo e ferro. Ela é altamente recomendada para a cura da diarréia, e para o tratamento das indigestões.




Laranja:
O seu suco auxilia no tratamento de várias doenças. Ela estimula o paladar, acalma a sede, e favorece o bom trabalho do sistema digestivo, devido aos seus ácidos. Além disso, ela também tem ação depurativa no sangue, é eficiente ao tratamento de artrite, é calmante para o sistema nervoso e é especialmente benéfica em casos de gripes, resfriados e febres.


Limão: É uma fruta ácida. Ela tem grande valor na aplicação na cozinha. Esta fruta pode ser utilizada para o combate de febres, para auxiliar o sistema diurético, para fortalecer articulações, prevenir a gripe e até mesmo indica-se o seu uso para auxiliar contra as doenças do coração.


Beijos e até o próximo post!

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

As frutas!

Caqui: Age como estimulante ao apetite. Esta fruta pode ser também uma boa pedida para aqueles que têm problemas no fígado, os que estão desnutridos ou com anemia. É uma fruta para ser comida madura.


Cereja: Muito utilizada nas festas de fim de ano, ela é muito importante, pois neutraliza os ácidos em nosso sangue. O suco da cereja é bom ainda para aqueles que estão febris. Isso porque possui propriedades diuréticas.



Fruta-de-conde: A fruta madura é recomendada para as pessoas desnutridas e anêmicas. Ela é rica em vitamina C e ferro. Suas folhas são boas para diminuir câimbras e espasmos musculares.




Beijos e até o próximo post!

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

As frutas!

Nesta semana irei postar informações sobre algumas frutas e seus benefícios para nosso organismo, nada muito detalhado, e sim um breve resumo para que vocês possam entender porque devemos consumi-las diariamente!

Abacate: Ele auxilia o organismo a saciar a fome e proporciona uma nutrição excelente para nossos corpos. Ele ajuda o organismo a combater desordens gástricas, as perturbações digestivas, a hidratar a pele, e ainda age contra o reumatismo e a gota. Só preste atenção que esta fruta possui alto teor calórico.

Abacaxi: Ele possui enzimas que são muito boas para a digestão, além de ajudar a expelir secreções de muco que são produzidas durante gripes, pneumonias e outras doenças respiratórias. Por ele ser ácido, há pessoas que o consideram prejudicial ao estômago.





Banana:
A Banana é um bom remédio para as enfermidades do intestino. Ela é ligeiramente diurética e laxativa. Existem especialistas que ainda afirmam que a banana é um excelente antidepressivo. Para mulheres que sofrem de cólicas pré-menstruais, a banana auxilia a combater essas dores e câimbras musculares também.

Beijos e até o próximo post!

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Vitamina D

A vitamina D (ou calciferol) é uma vitamina que promove a absorção de cálcio (após a exposição à luz solar com proteção adequada), essencial para o desenvolvimento normal dos ossos e dentes, atua também no sistema imune, no coração, no cérebro e na secreção de insulina pelo pâncreas.

É uma vitamina lipossolúvel obtida a partir do colesterol como precursor metabólico através da luz do sol, e de fontes dietéticas. Funcionalmente, a vitamina D atua como um hormônio que mantém as concentrações de cálcio e fósforo no sangue através do aumento ou diminuição da absorção desses minerais no intestino delgado. A vitamina D também regula o metabolismo ósseo e a deposição de cálcio nos ossos.

A deficiência dessa vitamina pode causar:
Raquitismo - doença infantil caracterizada pelo crescimento impedido e deformidade dos ossos longos.
Osteomalacia - desordem que enfraquece os ossos e ocorre exclusivamente em adultos caracterizada pela fraqueza muscular proximal e fragilidade óssea.
Osteoporose - condição caracterizada pela redução da densidade mineral dos ossos e fragilidade óssea.

A exposição ao sol
(15 minutos pela manhã com proteção adequada) desencadeia a produção de vitamina D na pele. Alguns alimentos também representam uma fonte desta vitamina. As fontes naturais mais ricas em vitamina D são os óleos de fígado de peixe e os peixes de água salgada, tais como as sardinhas, o arenque, o salmão e a sarda. Os ovos, a carne, o leite e a manteiga também contêm pequenas quantidades. As plantas são fontes fracas e a fruta e os frutos secos não têm qualquer vitamina D.

Quanto consumir por dia?
• Crianças e adultos: 5 microgramas
• Maiores de 51 anos: 10 microgramas

Quantidade nos alimentos:
• 1 xícara de salada de atum: 7,5 microgramas
• 3 sardinhas: 2 microgramas
• 2 colheres de sopa de carne moída: 0,132 micrograma
• 2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado: 0,130 micrograma
• 1 xícara de leite: 2,5 microgramas
• 1 xícara de iogurte pobre em gordura: 1,2 microgramas


Beijos e até o próximo post!