quinta-feira, 31 de março de 2011

Nutricosméticos!

Os nutricosméticos, também chamados de pílulas da beleza, são suplementos que tem a finalidade de nutrir a pele de dentro para fora. Contém princípios ativos especiais, como vitaminas, minerais, ervas e aminoácidos, que previnem o envelhecimento, a queda capilar, fortalecimento das unhas e até celulite.

O seu objetivo não é substituir os produtos cosméticos tópicos, mas favorecer um contexto global condizente com a melhora da saúde cutânea. Segue alguns exemplos de nutricosméticos:

Para a pele:


Para hidratar, nutrir a pele e reduzir o envelhecimento cutâneo, os lipídios e os antioxidantes formam uma combinação poderosa. Os Omega 3 e 6, ácidos graxos essenciais (AGE) não sintetizados pelo organismo, devem ser providos pela dieta. Outra batalha empreendida pela pele é a briga contra a oxidação pelos radicais livres (RL), responsáveis pelo envelhecimento cutâneo. Por isto, as vitaminas E e C são encontradas na maioria dos nutricosméticos para pele.

Exemplo: Spray Bioinova, da marca BiomarinePara os cabelos:


Para frear a queda dos cabelos, os laboratórios oferecem complementos dietéticos que contêm ativos inibidores da 5-alpha-redutase, responsável pela conversão da testosterona em outro hormônio conhecido como diidrotestosterona (DHT), hormônio que provoca uma diminuição da fase de crescimento do cabelo pela aceleração do ciclo piloso ou uma inflamação do folículo piloso que fragiliza o couro cabeludo. A vitamina B6 e o zinco são os compostos mais usados nesta categoria de produtos.

Exemplo: Nutri-care, da Innèov


Proteção solar:


A estratégia original para os fabricantes de nutricosméticos de proteção solar limitava-se em concentrar betacaroteno em cápsulas. Com a disponibilidade dos novos princípios ativos acima mencionados, as cápsulas iniciais foram aprimoradas e, atualmente, oferecem proteção contra radicais livres, aumento de resistência aos raios UV e envelhecimento cutâneo mais lento.


Exemplo: Tan Optimizer, da Imedee


Outros exemplos de Nutricosméticos:

Slim Shots, da Nutricé

Beauty'in, da Cristiana Arcangeli (pode ser encontrado em forma de bala ou líquido)




Beijos e até o próximo post!

quarta-feira, 30 de março de 2011

Café!

O café é uma bebida produzida a partir dos grãos torrados do fruto do cafeeiro. É servido tradicionalmente quente, mas também pode ser consumido gelado. Embora o café seja um produto intensamente estudado, ainda há muita controvérsia em torno dos seus efeitos para a saúde.

Numerosos estudos mostram resultados contraditórios e há sempre um novo estudo para atualizar o passado. A cafeína é o estimulante legal mais utilizado no mundo. Ela estimula, dá energia e te deixa mais alerta.

Quando você toma cafeína, ele dispara a secreção das hormonas do stress, como quando você tem que lidar com um perigo repentino. Apesar da maioria das pessoas conhecer apenas o lado negativo do café, ele também possui um labo positivo.

Dentre suas vantagens podemos citar:

- O consumo moderado de café (de três a quatro xícaras por dia) exerce efeito de prevenção de problemas como o mal de Parkinson, a depressão, os cálculos biliares, o câncer de cólon e o consumo de drogas e álcool.

- Melhora a atenção e, consequentemente, o desempenho escolar e a produtividade no trabalho.

- O café contém vitamina B, lipídios, aminoácidos, açúcares e uma grande variedade de minerais, como potássio e cálcio, além da cafeína.

- O café tem propriedades antioxidantes, combatendo os radicais livres e melhorando o desempenho na prática de esportes.

- Doenças como infarto, malformação fetal, câncer de mama, aborto, úlcera gástrica ou qualquer outro tipo de câncer não estão associadas ao consumo moderado de cafeína. - Melhora a taxa de oxigenação do sangue.

E entre os malefícios causados pelo consumo excessivo de café podemos listar:

- Ação diurética compulsiva.

- Enfraquecimento do organismo através da perda de sódio, potássio, cálcio, zinco, magnésio, vitaminas A e C, bem como do complexo B.

- Possui relação direta com a doença fibroquística.

- Pode causar o aparecimento de polipos, verrugas, psoríases e outras afecções dermatológicas.

- Reduz a taxa de oxigenação dos neurônios.

- Pode provocar irritações nas mucosas intestinais que causam colites e ulcerações, principalmente para quem sofre de gastrite.

- Sua ação é acidificante do sangue, propiciando o surgimento de leucorreias, cistites, colibaciloses e variados acessos fúngicos.

Calorias do café:

Café com açúcar - 1 xícara de 50 ml - 33 cal

Café sem açúcar - 1 xícara de 40 ml - 3 cal

Café com leite c/ açúcar - 1 xícara de 200 ml - 64 cal


Beijos e até o próximo post!

segunda-feira, 28 de março de 2011

A verdade sobre os remédios para emagrecer!

Eles prometem diminuir o apetite, acelerar a queima de gordura e, conseqüentemente, causar o emagrecimento.Tudo isso em pouco tempo. Parece maravilhoso para qualquer pessoa que queira diminuir as medidas, mas eles devem ser tomados com cautela.


Uma pesquisa realizada pela ONU (Organização das Nações Unidas) em abril de 2007 aponta o Brasil como o maior consumidor mundial de remédios para emagrecer. Em janeiro de 2008 a ANVISA estabeleceu regras mais rígidas para a comercialização e consumo de remédios para emagrecimento. A quantidade passou a ser limitada à receita e as doses máximas de cada substância também diminuíram. E agora, a ANVISA quer proibir os remédios para emagrecer.


Existem três classes desses remédios:


A primeira classe é formada pelos anoxerígenos ou catecolaminérgicos, os famosos inibidores de apetite. Eles agem no centro da fome, liberando noradrenalina e diminuindo o apetite. Fazem parte deste grupo a anfepramona, o fenproporex (Desobesi-M) e o mazindol. Sua utilização pode deixar as pessoas mais agitadas. Por isso, não é recomendada para pacientes com problemas psicológicos, como bipolares e depressivos.


O segundo grupo estimula a saciedade. Ao invés de liberarem noradrenalina, eles trabalham com a serotonina, como a fluoxetina, por exemplo. Esses componentes trabalham mais com a parte emocional, pois além de funcionarem como antidepressivos, diminuem compulsão, vontade de beliscar, comer doces e carboidratos. São indicados para mulheres muito ansiosas.


O terceiro grupo é o dos bloqueadores de absorção intestinal de gorduras, que são os menos procurados. Eles impedem que o organismo absorva toda a gordura que foi consumida, eliminando-a por meio das fezes. Um exemplo deste medicamento é o Xenical, à base de Orlistat. Quando está fazendo um tratamento à base deste medicamento, o paciente deve ficar atento à quantidade de gordura ingerida, pois pode correr o risco de ter uma diarréia repentina.


Recomenda-se apenas aos pacientes com IMC acima de 30 kg/m2 ou acima do IMC 25 kg/m2, quando eles apresentam também alguma co-morbidade associada à obesidade, como diabetes ou hipertensão.


Efeitos colaterais possíveis: sono ou insônia, diminuição da libido, boca seca, nervosismo, obstipação intestinal, desconcentração, fraquezas momentâneas, ansiedade e taquicardia.

Fonte: Cyberdiet


Para emagrecer com saúde procure um Nutricionista!

Beijos e até o próximo post!

quarta-feira, 23 de março de 2011

O cabelo tem fome de quê?

Que a alimentação balanceada é boa pra saúde a gente já sabe, mas, quais são os alimentos recomendados para deixar os cabelos mais fortes e resistentes à queda? Confira algumas dicas logo abaixo!

Não deixe de colocar em seu prato:

Pepino
- por ser rico em silício e enxofre, o pepino fortalece o cabelo e estimula seu crescimento. Deve ser consumido regularmente.

Cenoura - consumida regularmente, a cenoura tem a propriedade de fortalecer os cabelos.

Vinagre - o vinagre de maçã tem a propriedade de agir contra queda de cabelos. Proporciona resultados tanto pela ingestão como pelo uso tópico.

Alecrim - ótimo tempero, mas dessa vez o uso é externo. Para combater queda de cabelos, friccione regularmente essência de alecrim sobre o couro cabeludo.

Minerais importantes para os fios:

Magnésio – é essencial na formação de proteínas como a queratina, que constitui os fios. Fontes: frutos do mar, abacate, melão, abacaxi, carambola e nozes.

Cálcio – a deficiência desse mineral torna os cabelos finos e quebradiços. Fontes: leite e derivados, tofu, salmão e sardinha.

Sódio – ajuda a controlar o teor de água dentro dos fios e dá brilho. Fontes: frutos do mar, tomate, aipo e tofu.

Potássio – é muito importante para manter a flexibilidade e a hidratação. Fontes: carnes magras, banana, pepino, uva, amêndoa e semente de girassol.

Zinco – é ele que dá a força aos cabelos. Fontes: carne, cogumelo, ovo, ostra e germe de trigo.
Fonte: Mais que beleza!

Beijos e até o próximo post!

segunda-feira, 21 de março de 2011

Páscoa!

Com a Páscoa chegando, os mercados expondo os famosos ovos de chocolate, não tem como não ficar com água na boca, mas sempre fica aquele peso na consciência e achamos que todo esforço na academia é em vão até a Páscoa, por isso o post de hoje traz algumas dicas para que você não exagere e aproveite essa data da melhor maneira.

O chocolate, sem exceder as calorias, pode ser usado em nosso benefício. O chocolate meio-amargo ou amargo são os mais saudáveis, eles possuem alta concentração de cacau (acima de 70%). O cacau possui flavonóides, epicatequinas e ácido galático que tem ação antioxidante e ajuda manter o coração e as células saudáveis. A regra é quanto mais escuro o chocolate, mais flavonóides ele tem, portanto mais saudável.

O chocolate traz em sua composição substâncias tidas como estimulantes como à cafeína e a teobromia. Uma barra de chocolate possui, aproximadamente, 10 mg de cafeína que ajuda a elevar o estado de euforia, agitação e raciocínio. Além disso, seus componentes possuem efeitos sobre a serotonina e a dopamina cerebrais, substâncias responsáveis na regulação do humor e nos comportamentos compulsivos, ajudando a tratar casos de depressão, tensão-pré-menstrual (TPM) e ansiedade.

A guloseima é, sem dúvida, um dos alimentos que mais engordam. Rico em calorias, o chocolate contém alto teor de carboidratos refinados (principalmente sacarose), gorduras (35% monoinsaturada, 60% saturada e 5 % poliinsaturadas) e uma pequena porção de proteínas. Portanto, tudo vai depender da quantidade consumida, do tipo de chocolate e do horário que foi ingerido.

Dicas importantes:

1º) Planeje seu almoço de páscoa com antecedência, escolhendo preparações e alimentos menos calóricos. Evite os mousses, pavês, tortas ou bolos com recheio, pois são muito calóricos pela alta concentração de gordura, não esqueça que mais tarde você irá ter vontade de abrir o ovo de Páscoa.

2º)
Ovo de Páscoa: O chocolate deve ser consumido de preferência no lanche da tarde ou da manhã, se possível sempre com um pedaço de fruta junto (a fibra ajuda a diminuir a quantidade de calorias absorvidas). Tente consumir uma porção do tamanho de um bombom (30g - 50g).

3º) Não pule refeições para comer o chocolate, faça suas refeições normalmente.

4º) Evite os chocolates brancos, pois são feitos de manteiga de cacau, não possuem os flavonóides e possuem mais gordura. Evite também os trufados, com mousse, marshmallow e crocantes, pois estes ingredientes irão aumentar o teor de gorduras e calorias.

Segue uma tabela dos principais chocolates existentes no mercado e seus respectivos valores nutricionais para comparar quais são os mais saudáveis:
Fonte: Vya Estelar

Para ler:
Especial Páscoa

Beijos e até o próximo post!

Obrigada!

Bom dia queridos leitores!

Este post é especialmente para agradecer o carinho de vocês, elogios e comentários: Obrigada!

E também para pedir que se vocês tiverem idéias para post, dúvidas, podem perguntar, falar através dos comentários, e-mail, assim eu ajudo vocês e vocês me ajudam deixando o Blog da HeLo cada vez mais interessante!

Beijos!

quinta-feira, 17 de março de 2011

A importância do Café da Manhã!

Entre a última refeição do dia e a primeira (desjejum), há um longo período de jejum. Isso significa que o organismo, depois de esgotada a principal fonte de energia, a glicose, passa a utilizar o glicogênio estocado, principalmente, no fígado. Durante o sono, o organismo continua trabalhando, em um ritmo menor, mas ele mantém as funções básicas como respirar, o funcionamento cardíaco, circulação, entre outros. Todas essas funções precisam de energia para serem realizadas.

Pela manhã, ao acordar, é necessário fornecer energia para que sejam realizadas as tarefas do dia. Isso significa, que o café da manhã fornecerá, entre outros nutrientes, carboidratos para que possam ser realizados os trabalhos do dia a dia, influindo no rendimento diário.

Os carboidratos não são os únicos nutrientes fornecidos, principalmente, pelos alimentos que compõem o café da manhã. Veja abaixo mais motivos para torná-lo uma das principais, senão a principal, refeições do dia:


A combinação desses alimentos fornecem uma refeição importante para iniciar o dia. Não se deve pular nenhuma refeição, principalmente o café da manhã que deve ser feito logo após acordar.

E mais:
Para quem deseja emagrecer
, é bom ficar atento! Realizar o café da manhã está associado à diminuição da fome nas refeições seguintes o que reduz o risco de comer excessivamente no meio do dia. Além disso, pessoas que costumam fazer o desjejum logo que acordam têm mais chances de manter ou controlar o peso.
Fonte: CyberDiet

Dica de café da manhã:
Pão de forma integral + Queijo branco +
Peito de peru
Cereal (aveia, granola) + Iogurte desnatado

Café + Leite (com adoçante ou pouco açúcar)
Frutas


Beijos e até o próximo post!